fbpx

Abordagens Terapêuticas

O CAMINHO ATÉ A RESOLUÇÃO: as teorias são caminhos diversos que sigo ao lado da pessoa, até onde ela deseja chegar.

Nos dicionários em geral, o significado da palavra abordagem está relacionada a aproximação. No contexto terapêutico, mais que isso, a abordagem é o modo como o terapeuta se aproxima tecnicamente do seu cliente, com o objetivo de viabilizar que as questões por ele trazidas sejam resolvidas. Existem diversos procedimentos / abordagens, que podem ser utilizadas em um setting terapêutico.

Cada abordagem é uma espécie de manual com seus próprios protocolos de como o terapeuta precisa agir diante de cada cliente versus cada questão trazida. Semelhante ao que significa metodologia (estudo dos caminhos usados para se fazer pesquisa científica de forma eficiente), cada abordagem tem seus instrumentos e técnicas que permitem que o terapeuta possa investigar o funcionamento do seu cliente e sua postura na vida, compreendendo várias fases. Tal investigação consiste de inúmeras ações e estratégias que exigem muita atenção e preparo do profissional, além de sua própria humanidade.

Como em qualquer pesquisa é necessário seguir alguns passos: identificar o que precisa ser resolvido, considerando o resultado de modo objetivo e, em seguida, pensar hipóteses que incluam a multiplicidade de possibilidades sobre a relação entre as variáveis, para que o cliente possa ampliar sua visão e enxergar novos prismas. A partir de então, as abordagens se diferenciam. Cada uma poderá seguir um caminho específico que, em geral, podem ser percebidos através do triângulo: pensar, sentir ou agir.

Algumas abordagens prestigiam o pensar, a cognição; outras, o sentir o que é em geral através do corpo; e o agir, ligado ao comportamento. Todas elas, no entanto podem interagir, principalmente quando se é capaz de lidar com as interconexões como a visão sistêmica possibilita.

Sinto-me bastante confortável para escolher entre as minhas diversas formações a depender do que se apresenta a cada sessão: Análise Transacional, Análise Bioenergética, Terapia Ericksoniana, Terapia Sistêmica ou S.E., Experiência Somática para tratamento do trauma, sempre atenta a comunicação, seja a minha comunicação com o cliente ou a comunicação do cliente nas suas relações. Em função da minha formação acadêmica, uso e ensino comunicação como instrumento para desenvolvimento pessoal, de modo muito particular, o que possibilita mudanças significativas nos relacionamentos em geral.