fbpx

Análise Bioenergética

por Sônia Nemi e Gedalva da Paz

A Análise Bioenergética estuda o funcionamento do fluxo da energia no corpo; sua análise pressupõe o entendimento da história do indivíduo em seu ambiente familiar de origem, seu funcionamento nas relações na vida presente e a análise do seu corpo. Dessa forma, a Análise Bioenergética é uma abordagem que permite ao cliente estimular e liberar sua força vital, harmonizando corpo, mente e alma, nos níveis físico, emocional, mental e espiritual para um viver consciente e integral.

A partir da possibilidade de identificar seus bloqueios através da leitura corporal, análise dos conteúdos e seus significados subjetivos e dos exercícios de bioenergética, o cliente pode responsabilizar-se por si mesmo e buscar novos caminhos, libertando-se de amarras corporais e psicológicas inconscientes.

Os exercícios de bioenergética propostos por Alexander Lowen permitem mobilizar a energia corporal através da carga ou descarga uma vez que, para a Bioenergética, a energia é dinâmica e o seu fluir e pulsar é sentido pelo corpo como um agradável movimento interno que se expressa em bem-estar e alegria de viver, conquistando espontaneidade e vitalidade.

Por esta razão, um dos objetivos da Bioenergética é libertar o ser humano do controle das emoções, proporcionar mais espaço à espontaneidade de seu corpo e à expressão dos próprios sentimentos. A respiração, os exercícios corporais de grounding (que é a possibilidade do contato com a realidade – “pés no chão”) são elementos de suma importância para o processo terapêutico em Análise Bioenergética.