fbpx

CURSOS
PARA CRESCIMENTO PESSOAL

Representante de mãe é coisa séria: sensibilização para babás.

com Sônia Nemi e Bárbara Andrade

(você faz a turma)

O objetivo do treinamento “Representante de mãe é coisa séria: sensibilização de babás” é possibilitar a cada participante (profissionais que substituem as mães, ou seja, as babás), a possibilidade de sensibilizar quanto às necessidades das crianças que cuidam, para estar na relação com elas de uma forma parental saudável.

Toda figura parental, ao se relacionar com a criança, dá-lhe modelo de como funcionar na vida. Como a Babá está presente em grande número de horas com a criança, sua participação na construção da personalidade infantil é ainda mais importante. Por esta razão cabe proporcionar a essas cuidadoras um treinamento adequado a seu papel.

Durante o treinamento, as Babás podem, ao vivenciar o contato com a Criança que um dia foram, sentir muito mais empatia pelas crianças que estão cuidando. Da mesma forma, o treinamento lhes possibilita um melhor entendimento da função parental que exercem e sua significativa interferência para a construção da matriz da personalidade das crianças.

O papel parental da função materna exercida pelas Babás inclui a capacidade de proteger, nutrir, moralizar, enfim, ensinar a viver em sociedade. A postura da Babá na relação com a criança interfere também na seleção de conceitos, normas, valores morais e preconceitos que a criança vai introjetando.

Uma Babá bem treinada precisa ser capaz de dar limites claros e assertivos, contribuindo para que a criança possa aprender a obedecer se importando com as consequências das suas atitudes na própria vida e na vida do outro.

Por esta razão, ao final do treinamento a Babá poderá ser capaz de dizer e demonstrar:

“Eu confio em você”, “Você pode contar comigo”, “Que bom que você conseguiu!!” em vez de: “Coitadinho...”, “Cuidado! Você vai cair”, expressões comumente utilizadas em nossa cultura, que na verdade são úteis apenas para manipular, limitar e impedir o crescimento e expansão do ser. Livres de tais expressões, a autoestima da criança estará preservada, uma vez que ela passa a ouvir mensagens parentais acolhedoras, embora firmes.

A relação entre a Babá e a criança poderá, a partir de então, estar coerente com o objetivo de pais que desejam ter seus filhos, de fato, cuidados. Crescer passa a ser mais do que ficar maior, passa a significar também, expandir na vida.

PROGRAMAÇÃO BÁSICA:

Parte 01 - Reunião com os pais  -

Os pais, contratantes dos serviços das Babás e do treinamento, poderão compartilhar suas percepções em relação às babás e seus interesses no treinamento.

Parte 02 - Workshop Preparatório -

Cada participante do treinamento (profissionais que substituem mães - Babás), durante a vivência, terá oportunidade de contactar sua própria Criança Interior, compreender e acolher as suas dores históricas para, sensibilizado a partir de si mesmo, aprender a cuidar da criança do outro.

Parte 03 - Estudo de caso -

A partir do relato das experiências no Workshop, compartilhar sobre a vivência do papel de Babá para que a orientação quanto a procedimentos saudáveis possam ser implementados.

Parte 04 - Supervisão -

Supervisão de algumas situações vivenciadas pelos participantes na sua atuação profissional.

Parte 05 - Fechamento com os pais -

   

Nenhum depoimento enviado

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um depoimento